Homeopatia e a Argentum Farmácia

Fundada em 1992, por uma Doutora Farmacêutica especializada em homeopatia, a Argentum Farmácia nasce. Com propósito de tratar o ser humano, como individuo único, de uma forma sistêmica não como uma doença, e sim, como um ser complexo e único.

Homeopatia foi o primeiro método medicinal a ser produzido na Argentum. Farmácia.

A origem da palavra ARGENTUM, vem do Latim, que significa PRATA.

Por isso que na tabela periótica o prata tem o simbolo Ag (Argentum).

O que é homeopatia?


É o principio da similitude, onde a cura é feita pelo semelhante, baseado na lei natural de cura. Que veio de Hipócrates (468 – 377 a.C.), considerado o PAI DA MEDICINA.

Como?

Qualquer substância capaz de provocar em um homem sadio, porém sensível, com determinados sintomas, é capaz de curar, desde usadas em doses adequadas, um homem que apresente um quadro de sintomas semelhantes.

Hipócrates foi responsável pelo estabelecimento da medicina científica, uma atividade médica apoiada no conhecimento experimental, desvinculada da religião, da magia e da superstição.

Há doentes e não doenças.

Hipócrates 468 – 377 a.C,

A doença não era apenas sinais e sintomas de um único órgão doente e portanto não deveriam ser curados isoladamente. E sim de uma forma sistêmica, e sim, o ser como um todo.

Principio da escola Hipocrática – Similia similibus curantur.

A doença é produzida pelos semelhantes e pelos semelhantes o paciente retorna à saúde.

Afirmou que as próprias substâncias que causavam a tosse, a diarréia, e provocavam o vômito, curavam doenças que apresentavam sintomas semelhantes, desde que utilizadas em doses menores.

Hipócrates, foi um grande precursor que deixou partes de um grande quebra cabeça, que passou entre outros como:

  • Galeno (130 – 201 d.C,), foi o principal dos contrários ALOPATIA – Cura pelos contrários – É considerado o pai da terapia convencional.

ALOPATIA cura pelo “oposto”. Busca combater a doença com ativos que atuam contrariamente aos sintomas apresentados do ser. Exemplo: Antibiótico e Antitérmico.

  • São Tomas de Aquino – 1200 d.C., afirmava que alguns dos motivos pelos quais o ser humano adoecia apontando para uma semelhança entre as opções voluntárias do homem afastando-se da divindade e sua moléstias.
  • Paracelso (1493-1541), médico historiador, filósofo e químico. Foi o criador da “Teoria das Assinaturas”, onde afirmava que cada medicamento, mineral ou vegetal, apontava suas virtudes medicinais através de suas propriedades físicas, sua “assinatura”. Exemplo: a TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS.

Até chegar em Christian Frederick Samuel Hahnemann (1755-1843)

Médico alemão, nasceu em 10 de abril de 1755, em Meissen.⁠

Os pais de Hahnemann, todo seu nome, teve um significado:⁠

Christian: seguidor de Cristo ( judeu convertido ao Cristianismo);⁠
Frederick, protegido do rei e ⁠
Samuel (Deus me escutou), em sinal de reconhecimento a Deus.⁠

Era o primeiro da classe.⁠
À noite, para se sustentar, trabalhava como tradutor de livros.⁠
Logo no início, lê os livros de Hipócrates, onde vê pela primeira vez, sem compreender a frase: “Similia similibus curentur”.⁠Tradução: Cuidados semelhantes.⁠
⁠”Curam-se as moléstias, na sua maior parte, pelos mesmos agentes que as produzem”.⁠

Hahnemann vai trabalhar em um hospital-escola em Viena.
O hospital está cheio de doenças venéreas (gonorréia e sífilis). Trabalhou intensensamente em tarefas diretas com os pacientes.
Depois de numerosos dias de trabalho intenso, retira-se cansado, desgostoso do fracasso de seus esforços, do valor de seus remédios, de seu próprio saber e das teorias ensinadas.

Hahnemann diz:

  • “Porque este meio certo de curar as enfermidades ainda não foi encontrado, uma vez que 20 séculos faz que existam homens que se dizem médicos?..
  • É porque, com certeza, esse meio tem estado muito perto de nós e de fácil alcance; é porque, para encontra-lo, não havia necessidade de brilhantes sofismas, nem de sedutoras hipóteses. Eu procurei perto de mim este meio certo de curar, meio com que ninguém ainda sonhara, justamente por ser muito simples.”

Ao traduzir a obra de Cullen em 1790, que falava sobre as propriedades da Cinchona officinalis, ou quina usada pelos nativos do Peru para tratamento do paludismo (málaria), chamou-lhe a atenção que o abuso que se fazia da quinina acarretava sintomas semelhante aos que se apresentavam espontaneamente na enfermidade natural.

Assim surgiu a primeira REVELAÇÃO de Hahnemann.

Se a propriedade claramente definida de que a quina, que pode curar a febre intermitente, também a produz.

Assim se criou a homeopatia:
“Para curar uma enfermidade, é mister administrar um remédio que produza no indivíduo são a enfermidade que se quer curar”.

Samuel Hanemann

Inicio-se então a auto-experimentção com outros elementos: mercúrio, ouro, enxofre.


Ao fazer experimentos com substâncias tóxicas, como o mercúrio e o arsenico, Hahnemann recorreu à sua diluição e à sucussão, descbrindo, assim a dinamização das substâncias perdiam seu efito tóxico, mas continuavam capazes de suscitar sintomas nos experimentadores.

Em 1810 publicou:

O Organon da Arte de Curar

Hahnemann falece em 2 de julho de 1843, aos 88 anos, em Paris.

Hoje a homeopatia é praticada em diversos países, nos vários continentes, mas está especialmente muito bem representada na Alemanha, na Argentina, na Bégica,no Brasil, na França, na ìndia e na Inglaterra.

A homeopatia chega no Brasil em 1840, pelo médico francês Dr. Benoit Jules Mure.

Em 1965 foi aprovada a parte da 1ª edição de Farmacopéia Homeopática Brasileira.

Clique Aqui e Baixe a Versão completa Pelo site da ANVISA em PDF

Em 1980, a Homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.